Levantando Voo - 01 Aquecendo os motores - Nerdaiada

fev
02

Levantando Voo – 01 Aquecendo os motores

Bem vindos, pilotos a Levantando Voo. Eu estarei realizando essa coluna sobre X-Wing Miniatures, um Wargame com tema nos combates entre caças espaciais de Star Wars.

Se você não sabe o que é uma wargame, eu farei um resumo bem simples pra ficarmos na mesma página. Podemos dizer que um wargame é um jogo de tabuleiro mais livre que o de costume, pois enquanto você em outros jogos de tabuleiro fica muito limitado dentro das regras que geram mecânicas abstratas e também dependem imensamente do fator sorte, em wargames você está menos preso, pois as regras são menos complexas e dão mais controle direto ao jogador.

Wargames surgiram desde o tempo antigo, mas não como um intuito de jogo, mas formas de planejar táticas para derrotar o exército inimigo. Eles evoluíram e hoje tomaram a forma de jogo e o nome de wargame. Existem centenas desses jogos espalhados pelo mercado e jogar mais de um não é uma tarefa nada fácil, pois requerem muita dedicação de tempo e estudo das próprias regras.

img_2306951_620

Eu sei que disse que wargames são simples, mas eles são daquela velha fórmula: “fáceis” de aprender e difíceis de adquirir maestria. Pra quem nunca jogou um wargame e não está acostumado com jogos de tabuleiro, eles podem, a primeira vista, ser tão difíceis de cruzar quando a muralha de Tróia. Caso você já tenha costume com jogos de tabuleiro e quando eu falo jogos de tabuleiro, estou excluindo War, Detetive, Jogo da Vida, Banco Imobiliário e outros que se encontra em quase toda casa brasileira. Estou falando de jogos como Agricola, Zombicide, Archipelago, Pandemia e outros jogos que ainda podem ser considerados como exóticos em solo nacional.

Game-Shelves-levels

Independente das regras e sua complexidade, o metagame e a capacidade de adaptação às adversidades do combate, também são essenciais. Metagame é, de forma simplificada, a habilidade de prever as ações do seu inimigo e agir de acordo. Você verá esse termo muitas vezes nos meus próximos posts e os de Renan.

Para que esses jogos sejam sempre equilibrados e possam fazer os jogadores extrair o máximo de cada jogo, as partidas são organizadas por pontos. Cada unidade e melhoria vale uma quantidade específica e cabe aos jogadores armarem seus times, esquadrões ou pelotões de da forma que achar melhor até chegar o valor limite. Essa parte é de extrema importância em qualquer wargame, pois você tem infinitas opções para montar seu time, mas é selecionando os personagens mais sinérgicos que poderá fazer o seu pelotão ter uma chance na mesa.

Então pra resumir:

1 – Você deve conhecer suas forças e fraquezas, explora-las de forma que traga vantagem a você.

2 – Reconhecer o terreno e extrair o máximo de vantagem que puder dele.

3 – Entrar na mente do seu inimigo para e prever suas ações para domina-lo em campo.

No meu próximo texto eu darei início ao tutorial de x-wing, mas se você quiser dar uma espiadinha no básico do jogo, veja este vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=PuhwSma960Y

About Gabriel Avelar

Estudante da área de jogos, Game Designer e pau pra toda obra. Estou sempre tentando trazer conteúdo que possa ser útil no lugar de apenas gastar o tempo por entretenimento barato.

Leave a comment

Procurar

Facebook

Nerdaiada no Twitter

Error code 89: Invalid or expired token.