Levantando Voo - 02 Conhecendo sua nave - Nerdaiada

fev
09

Levantando Voo – 02 Conhecendo sua nave

No meu último texto eu falei sobre o que é um wargame, neste texto vou falar um pouco sobre o x-wing e o que o torna único em relação a outros wargames. Começando pela parte mais apelativa de qualquer jogo do tipo, as miniaturas.

As miniaturas de X-Wing, diferente de outros wagames como Ave Caesar e Warhammer 40K, já vem com suas miniaturas montadas e pintadas. Isso facilita muito para os jogadores que tem mãos trêmulas, não tem habilidade de pintar ou são preguiçosos pra esse tipo de trabalho, eu me incluo nas três categorias. As miniaturas de X-Wing são muito bem pintadas e diferente da maioria das miniaturas pintadas, as naves quanto mais perto você chega para analisar, mais bela ficam. Os detalhes são muito bem pensados e elas seguem muito bem a temática dos filmes clássicos da série aonde tudo é desgasto e com uma cara de velho ou de mal montado.

warhammer-40000-25th-anniversary-space-marine-model-review-02IMG_0263

Diferente de jogos como Magic The Gathering ou Krosmaster Arena quais suas compras são as escuras, X-Wing você sabe perfeitamente o que está adquirindo. Todas as caixas do jogo dizem o que contém e também é fácil de olhar na net sobre cada expansão.

SWX23_box_right

Existem três facções no jogo, Império, Rebelião e Escória. Se você tem preferência por lado, é possível então jogar com os ases de cada lado. Bobba Fett, Darth Vader, Han Solo, Luke Skywalker e muito mais.

Cada nave na mesa não é apenas uma nave da mesma forma que seria em outro wargame. Uma X-Wing sempre será uma X-Wing, mas ter no seu esquadrão Luke Skywaker é bem diferente de ter Wedge Antiles, Biggs Darklighter ou qualquer ou piloto, pois suas funções em mesa são muito diferentes já que todo piloto de renome tem habilidades especiais que podem mudar por completo como voar uma nave. Além disso existem melhorias que podem ser adicionadas nas naves ou pilotos. Colocar R2-D2 para acompanhar Luke em sua X-Wing equipada com um torpedo de prótons ou Chewbacca pilotando junto com Solo e Luke como companheiros são possibilidades muito temáticas e divertidas em mesa.

IMG_20130929_153918

Agora a parte mais importante, dinheiro. Não importa o qual legal seja o jogo, no final é sempre dinheiro que irá definir se a esquadra de um jogador irá crescer ou não. As miniatuas de X-Wing Miniatures para um Wargame não custam caro, mas isso não quer dizer que elas sejam baratas. Uma nave pequena costuma valer R$ 70,00 e uma nave grande R$ 130,00.  Jogar de foma casual e temática não custa muito e é fácil de fazer, basta comprar algumas naves e já dá pra ter excelentes partidas, mas jogar competitivamente pode já custar muito mais no bolso do jogador, pois para conhecer mais naves e possibilidades de como jogar com elas requer que você jogue muito e experimente novas táticas. Felizmente pra quem quiser ir com cautela, é possível ainda gastar pouco e fazer times muito competitivos, a Primeira Onda de naves é sólida e suas naves se encontra na maioria dos esquadrões de torneios internacionais.

No meu próximo texto finalmente levantarei voo. Irei falar do jogo e seu funcionamento. Até lá pilotos e Voem com a Força.

About Gabriel Avelar

Estudante da área de jogos, Game Designer e pau pra toda obra. Estou sempre tentando trazer conteúdo que possa ser útil no lugar de apenas gastar o tempo por entretenimento barato.

Leave a comment

Procurar

Facebook

Nerdaiada no Twitter

Error code 89: Invalid or expired token.