Pilotos de Renome - Darth Vader - Nerdaiada

mar
03

Pilotos de Renome – Darth Vader

Se você quiser saber o quanto Darth Vader é um bom piloto, você pode assistir Guerras Clônicas de Tartakovsky ou você pode jogar X-Wing Miniatures… também tem esse post, mas não faz jus ao piloto que ele é.

Darth Vader custa 29 pontos pra ser colocado na mesa. Sua nave é a TIE Advanced, uma versão mais avançada da TIE Fighter e um protótipo da TIE Interceptor que aparece no episódio VI. Ele pode mudar qualquer jogo, pois ele é um dos pilotos mais versáteis com perícia nove e sua habilidade de usar duas ações por turno somado e a ágil TIE Advanced, uma nave com um disco de movimento muito amplo e diversas ações. Qualquer um que já tenha experiência em X-Wing, sabe que as ações são um elemento muito importante do jogo. A TIE Advanced pode realizar por padrão quatro tipos de ações: desvio, foco, travar mira e pirueta. Só com essas quatro ações e a habilidade de Darth Vader, é possível preparar-se para as situações mais diversas, mas ele ainda tem direito a um talento elite e uma modificação de nave e que isso irá permitir que ele tenha uma ou mais de diversas funções em mesa.

 

Mosquito Vader

Como a TIE Advanced não tem um ataque muito forte, Vader pode ser usado como um mosquito agoniante, lentamente tirando os pontos de vida de seu inimigo e se mantendo em posições vantajosas pra garantir melhores ataques ao mesmo tempo em que fica fora do alcance inimigo. O Lorde Sith por ter perícia nove, irá, geralmente, mover-se por último, então a preferência é colocá-lo em uma posição em que ninguém ou o mínimo possível de naves tenham a possibilidade de atacá-lo. Para aumentar essas possibilidades de evasão, é possível usar a Melhoria de Motor e Audacioso em Vader, pois com essas duas ações e pirueta, poderá posicionar-se melhor atacar ou fugir de arcos inimigos. Digamos que a nave esteja em uma posição em que não importa as ações usadas, ela ficará dentro do arco do inimigo. Primeiro deve-se aumentar a distância entre Darth Vader e os inimigos que podem acertá-la, pois é melhor que os atiradores joguem um dado a menos ou que o o Larde Sith tenha um dado a mais pra se defender. Caso não seja possível, as opções mais óbvias recomendadas são: primeiro desvio e depois foco. Essa tática é extremamente semelhante as que os mongóis usavam, mantenha seu inimigo sempre imaginando que poderá pegá-lo e sempre ficando frustrado em nunca conseguir tê-lo na mira, e quando ele finalmente tiver como atingi-lo, faça com que ele erre os tiros aproveitando sua alta agilidade e as ações de desvio e foco.

 

Vader Velocista

Diferente da tática anterior que se foca mais na defesa, essa é mais arriscada e necessita que pensamentos mais cuidadosos nos movimentos do inimigo, pois um erro pode custar muitos pontos de vida, mesmo com a alta agilidade da TIE Advanced. Pode-se escolher entre Dispositivo de Ocultamento (sugestão para iniciantes) ou Melhoria de Motor (sugestão para veteranos) pra essa tática. Além de uma dessas melhorias, é possível colocar um míssil poderoso o Foguete de Prótons, Mísseis de Assalto ou Mísseis Cluster. Pra acabar, pode-se colocar Visão Precisa ou Forçar o Limite dependendo da esquadra e de quem é o inimigo.

Vader equipado dessa Forma chamará atenção do inimigo e vê-lo cruzar a mesa com velocidade 5 da régua+ Impulso + Pirueta. Darth Vader de começar longe do seu esquadrão, pois o objetivo dele é flanquear as naves inimigas, dessa forma dando ao inimigo três opções:

1 – O inimigo poderá manter-se focado em seu time principal e ficar vulnerável para o míssil que Vader estiver carregando.

2 – O inimigo poderá ir atrás de Vader o que o deixará aberto para ser atacado pela força principal. Se as naves inimigas forem atrás de Vader, mantenha-o mais defensivo possível como em Mosquito Vader e deixe que força principal faça um estrago por trás.

3 – O inimigo irá dividir as forças e enfrentar os dois lados. Se isso acontecer, repita as mesmas instruções da segunda opção, pois agora as forças rivais não serão tão fortes para resistir a força principal enquanto Vader mantém a outra metade das naves ocupadas.

Independente de qual das três situações aconteçam, os mísseis só devem ser usados na melhor oportunidade possível. Manter e o inimigo sob pressão sem saber quando a arma secundária será usada, também é uma ótima forma de manter o inimigo pressionado.

 

Vader Líder de Esquadrão

Diferente das táticas anteriores, nesta Darth Vader voará junto com o enxame de TIE Fighters. Dispositivo de Ocultamento, no Lorde Sith, é muito recomendado para esse esquadrão, pois ele poderá ser alvo de muitos ataques ao estar junto dos outros pilotos. A habilidade de Líder de Esquadrão também é recomendável em Vader, pois serve para dar a um outro piloto mais uma ação. Táticas de Enxame pode ser usado no lugar para aumentar a perícia de outros pilotos, dando a eles a possibilidade de atacar antes de outras naves e exterminar inimigos antes que ataquem, principalmente se for usada como a tática da Cadeia de Perícia. Se todos os  pilotos do esquadrão com exceção de um deles tiver a possibilidade de adicionar um talento elite, O piloto de maior perícia faz com que esse segundo piloto tenha a mesma perícia que ele, o segundo piloto pode passar para um terceiro e assim continuando a cadeia até o último piloto.

Exemplo:

Darth Vader + Táticas de Enxame = 31 pontos

Howlrunner + Evasivo + Dispositivo de Ocultamento =23 pontos

Piloto do Esquadrão Negro + Táticas de Enxame = 16 pontos

Piloto do Esquadrão Negro + Táticas de Enxame = 16 pontos

Piloto da Academia = 12 pontos

Total 98 pontos

Vader irá aumentar a perícia de um piloto do esquadrão negro por um turno para o nível 9. Esse piloto irá aumentar a perícia de outro piloto do esquadrão negro para 9 também, pois sua perícia neste turno se tornou 9. O segundo piloto esquadrão negro irá aumentar a perícia do piloto da academia para 9 e assim você terá 4 naves atacando antes de todas as outras naves. Howlrunner tem de se manter viva na mesa pelo máximo possível de tempo mesa e por ela ter perícia 8, ela ainda será uma das primeiras a atacar nos combates.

 

Essas três funções para Darth Vader, costumam funcionar melhor com enxames, pois Vader já custa muito caro pra uma nave só e quanto mais companheiros estiverem para dá-lo suporte, melhor. Com o lançamento das novas expansões, há muito ainda a ser acrescentado em Vader, mas prefiro não deixar este texto mais longo do que está. Darth Vader será visitado novamente em postagens futuras.

About Gabriel Avelar

Estudante da área de jogos, Game Designer e pau pra toda obra. Estou sempre tentando trazer conteúdo que possa ser útil no lugar de apenas gastar o tempo por entretenimento barato.

Leave a comment

Procurar

Facebook

Nerdaiada no Twitter

Error code 89: Invalid or expired token.