Levantando Voo 07 - Movimentação 01 - Nerdaiada

mar
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Levantando Voo 07 – Movimentação 01

A movimentação é um dos fatores mais importantes de qualquer partida de X-Wing, pois não adianta ter o esquadrão mais poderoso da galáxia, se o jogador nunca consegue ter uma nave na mira. Eu já participei de combates qual meu esquadrão era muito superior ao do meu inimigo, mas ele se movia tão bem que eu nunca conseguia acerta-lo. Movimentação é muito difícil e complexo de fazer e tenho de escrever mais de um post para poder cobrir todos os elementos. Neste texto eu farei um resumo dos principais aspetos da movimentação e conhecimento básico que o jogador tem de ter.

Réguas de movimento

  • Movimentos retos
    • Uma régua de velocidade um tem o mesmo tamanho da base plástica de uma nave. Uma régua de velocidade 2 tem o dobro do tamanho da um e o mesmo tamanho da base de uma nave grande. A régua três tem o triplo de tamanho da régua um e as réguas seguintes seguem a mesma lógica.20160325_130909
  • Movimentos de curvas suaves
    • A curva suave percorre uma distância maior que uma régua reta de mesma velocidade numa inclinação de 45º. Esse tipo de movimento é o que causa mais problemas com jogadores novatos e até com os veteranos.20160325_131446
    • As bases são quadradas e quando as naves fazem essas curvas, muitos jogadores esquecerem que com a curva suave, a distância entre o centro e a ponta são maiores que até um lado da base. O jogador tem de pensar nas bases sempre como círculos para evitar colisões como essa.
    • Os movimentos de curva suave geralmente são melhores executados em duas situações diferentes.
      • A primeira é quando os movimentos suaves são de velocidades diferentes.20160325_13140520160325_131212
      • A segunda é quando há um espaçamento entre as réguas. Eu sugiro sempre o espaçamento da largura de uma régua reta como na foto abaixo.20160325_131616
    • Esse tipo de formação permite que as naves não entrem em colisão e possam continuar a voar em formação.20160325_13162620160325_13174120160325_131748
    • Os movimentos curvos suaves podem ser suados de diversas formas e permitem diversas formações. Uma delas eu chamo de galeria de tiro simples. Ela pode ser usada com seis naves e cada coluna tem uma velocidade de movimento própria.20160325_13214020160325_132303
    • Essa técnica pode ser refinada colocando as naves ainda mais próximas umas das outras e usando piruetas para que fiquem mais próximas da primeira linha, diminuindo ainda mais a distância com as naves do inimigo para maximizar o dano.
    • As curvas suaves não seguem as mesmas regras para as naves grandes. Caso as naves estejam coladas, os movimentos devem ter uma diferença maior do que 1 de velocidade.20160325_132602
    • Caso a distância da largura de uma régua reta seja usada, o jogador poderá fazer a diferença de velocidade ser de apenas um.20160325_132629
  • Movimento de Curvas Fechadas
    • Esses movimentos fazem curvas fechadas de noventa graus e são muito fáceis de usar em um jogo, pois as naves podem facilmente usar sempre a mesma velocidade.20160325_132803
    • Diferente dos movimentos suaves, as curvas fechadas não se dão tão bem com velocidades diferentes, pois podem fazer as naves bater ou saírem de formação.20160325_13290120160325_132934

Próximo texto escreverei sobre algumas formações básicas e como movimenta-las. Voe com segurança!

About Gabriel Avelar

Estudante da área de jogos, Game Designer e pau pra toda obra. Estou sempre tentando trazer conteúdo que possa ser útil no lugar de apenas gastar o tempo por entretenimento barato.

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