Indicações Literárias : "A Sombra do Vento" - Nerdaiada

Indicações Literárias : “A Sombra do Vento”
jul
29

Indicações Literárias : “A Sombra do Vento”

ll

 

Livro:  “A Sombra do Vento”

Autor: Carlos Ruiz Zafón

Editora: Suma de Letras

Ano de publicação: 2001

Gênero: Mistério

 

 

 

Descrição

O livro escrito pelo autor espanhol Carlos Ruiz Zafón, se passa em Barcelona em 1945, a cidade ainda sofre com a tensão que fora ocasionada pela Segunda Grande Guerra e é nesta atmosfera um tanto quanto delicada, cheia de mistérios e segredos obscuros que a história toma forma.

O livro se inicia quando Daniel Sempere, garoto de até então dez anos, acorda aflito logo ao alvorecer, porque não se recorda do rosto da sua mãe, falecida quando ainda era pequeno. Seu pai, dono de uma pequena livraria especializada em edições de colecionador e livros usados, o leva a um lugar misterioso o qual poucos tinham conhecimento. O cemitério dos livros esquecidos, lugar que servia como abrigo para os livros advindos de bibliotecas e livrarias que foram fechadas, para que os mesmos não fossem perdidos com o tempo.

Por ser a primeira visita do Daniel ao local, ele tem direito a escolher um livro entre o labirinto de estantes que parece ser infinito aos olhos do menino. O livro escolhido foi um exemplar de “A Sombra do Vento”, escrito pelo autor Julian Carax. O Daniel termina de ler o livro em apenas uma noite e parti em busca de outras obras do autor, porém sem sucesso algum o mesmo se lança em uma investigação na qual descobre que uma figura estranha vem queimando todos os exemplares de Julian Carax, tal investigação acompanhará Daniel por anos, até que sua vida se entrelaça de uma maneira inebriante a vida do misterioso autor.

Percepção

Como a história de “A Sombra do Vento” se passa logo após A Segunda Guerra Mundial, era esperado que o autor fizesse grandes críticas ao período, no entanto fui tomada pela surpresa devido a sutileza que o tema foi abordado através das atitudes das personagens, especialmente as autoridades policiais. O que é deveras é muito interessante, pois ao invés do autor apresentar suas críticas diretas, ele apresenta personagens complexos e muito bem construídos, para que o leitor possa elaborar sua própria crítica acerca dos acontecimentos.

Posso dizer de maneira convicta que “A Sombra do Vento” está entre meu hall de obras favoritas e isso se deve a uma série de fatores. Dos quais facilmente destaco a escrita do Carlos Ruiz Zafón como a principal, a forma que o autor escreve é o mais próximo que experimentei de uma máquina do tempo, capaz de proporcionar um realismo assombroso do que está sendo lido.  O livro possui uma riqueza de detalhes fantástica que ajuda neste processo, entretanto não se torna maçante nem se quer por um segundo. O que acontece muitas vezes em diversas obras.

Está presente neste exemplar também uma magnífica diversificação de gêneros, passando pelo romance, policial, drama, comédia, ação, terror, suspense e o mistério, claro, presente em cada página. Cada gênero é introduzido de maneira muito sutil a história, de modo natural, se encaixando perfeitamente aos contextos.

Ao final da obra muitos leitores não sentem a necessidade de uma continuação, pois o livro é encerrado de maneira excelente, todavia existem dois livros pertencentes ao universo. “O Prisioneiro do Céu”, livro cheio de alusões ao romance de Alexandre Dumas, “ O Conde de Monte Cristo”, que detalhará a vida do icônico personagem Fermím Romero de Torres, o principal responsável por trazer comédia às páginas de “A sombra do Vento” e “O Jogo do Anjo” que conta a trajetória de David Martín, personagem mais presente em “O Prisioneiro do Céu”. Ambos os livros vão trazer um mistério maior a história dos Sempere’s, surpreendendo mais uma vez, Zafón retrata bem que nem tudo é exatamente o que parece ser.

   As guerras não têm memória e ninguém se atreve a compreendê-las até não haver vozes para contar o que aconteceu, até chegar o momento em que já ninguém as reconhece e regressam, com outra cara e outro nome, para devorar o que deixaram atrás.”

A Sombra do Vento

About Lorena Cerqueira

Estudante de farmácia, aspirante a cientista. Extremamente curiosa, sou apaixonada por livros, jogos e conteúdos nerds no geral. Como conhecimento parado cai no esquecimento tento dissemina-lo o máximo que consigo.

One comment

  • Ricarte
    jul 29, 2016 @ 15:12 pm

    <3

    Responder

Leave a comment

Procurar

Facebook

Nerdaiada no Twitter

Error code 89: Invalid or expired token.